Parceiros Institucionais

Desde 2011 já entregamos ao Banco Alimentar mais de 30 toneladas de livros para serem convertidos em alimentos - “Campanha Papel por Alimentos”

Os livros selecionados para o Banco Alimentar, são aqueles que já não podem ser reutilizados por estarem demasiado escritos ou danificados sendo

classificados como em

“fim de vida”.

Foi celebrado um protocolo de colaboração entre o movimento reutilizar.org e a Federação dos Bancos Alimentares de Portugal que tem em vista a entrega dos livros escolares não reutilizáveis em favor da Campanha "Papel por alimentos" dos BA's.

Os bancos do livro escolar do Porto (Sede, Antero Quental e Smarle) já desenvolvem uma parceria com o Banco Alimentar do Porto, encaminhado para aquele Banco e para a Campanha Papel por Alimentos os livros escolares entregues que já não podem ser reutilizados. 

Considerando esta frutuosa colaboração entre os bancos e a existência de bancos do livro em zonas geográficas largamente coincidentes com as dos 20 Bancos Alimentares, o movimento reutilizar.org vem propor aos bancos de partilha de livros escolares seus associados o alargamento da cooperação com os bancos Alimentares de todo o País.

Reutilizar é ainda melhor que reciclar - contudo quando um livro já não é reutilizável pode ter ainda um "papel" importante transformando-se em alimentos para quem deles precisa! 

Neste protocolo está previsto que os Bancos alimentares deverão contactar (no curto prazo) os bancos do livro da sua região e dessa forma verificar em cada caso o interesse e formas de implementação desta parceira.

Autarquias com bancos associados

Outros movimentos de partilha de livros escolares - EM BREVE